Guia da Proteína – Whey Protein x Albumina x Caseína

Google+ Pinterest LinkeIn Thumblr +

Suplementos de proteína são os suplementos mais populares entre os praticantes de musculação, a razão para isso é muito simples, para construir músculos e funcionar corretamente seu corpo precisa de proteína! Atualmente existem 3 tipos de proteína que dominam o mercado: Whey Protein, Albumina e Caseína, neste artigo vamos falar sobre as principais diferenças entre esses suplementos. Tirando a parte “técnica”, existem 2 grandes diferenças entre essas 3 proteínas, o Valor Biológico e o tempo de absorção de cada uma dessas proteínas. O valor biológico, é basicamente o quão bem aproveitado é um alimento pelo nosso corpo, quanto mais alto o valor biológico melhor! Confira aqui uma lista de alimentos ricos em proteínas e seus valores biológicos. O Tempo de absorção, é a quantidade de tempo, que seu corpo leva para absorver completamente um alimento, esse é um fator muito importante, para a definição dos horários para se tomar cada proteína.

Whey Protein x Albumina x Caseína

Números gerais, que podem variar de marca para marca!

Valor Biológico Tempo de absorção
Whey Protein Concentrada 104 60 – 90 min
Whey Protein Isolada 110 – 160 30 – 60 min
Albumina 100 1.5h – 2.5horas
Caseína 77 2.5h – 4 horas

Como tirar o máximo de cada proteína

Como podem ver na tabela acima o tempo de absorção, varia bastante, por essa razão o melhor uso de cada proteína é bem diferente, a Whey Proteín é muito bem aproveitada logo ao finalizar o treino já que você precisa de uma fonte de proteína para alimentar seus músculos rapidamente.

Já a Albumina pode ser muito bem aproveitada, na parte de manhã, ou em qualquer horário do dia, em que você vai ficar sem comer por um longo período, já que ela fica um bom tempo no seu organismo e ajuda o seu corpo a evitar o catabolismo.

A Caseína, também pode ser usada na parte da manhã, ou a qualquer hora do dia como a Albumina, no entanto o seu melhor horário de uso seria o antes de dormir, já que ela leva até 4 horas para ser absorvida pelo corpo a Caseína pode te ajudar a não entrar em Catabolismo durante a noite, fazendo assim com que seus músculos continuem crescendo por mais tempo.

Combine Proteínas

Não existe nenhum tipo de restrição, em relação ao uso de múltiplas fontes de proteínas, na verdade para conseguir bons resultados o ideal até seria combinar proteínas, por um exemplo, você pode tomar Albumina no café da manhã, Whey Protein depois do treino e Caseína antes de dormir, sem o menor problema!

Compartilhe.

4 Comentários

  1. Faq Suplementos em

    Whey protein, é com certeza a melhor descoberta do homem.
    Mas com certeza o grande “segredo” do whey e saber tomar na hora certa. Após o treino é muito mais vantajoso tomar Whey Protein Isolada, e antes de dormi Albumina ou Caseína.

    O artigo ficou muito bom.

Deixe uma resposta