História da Creatina

A Creatina foi identificada e nomeada em 1832, pelo cientista e filósofo francês, Michel Eugene Chevreul. Logo depois, um cientista alemão, Justus von Liebig ajudou a promover seu extrato, com o fundamento de que ele daria força ao corpo para o trabalhos físicos extras.

Creatina, um ácido orgânico nitrogenado, é um componente natural do músculo esquelético em vertebrados, incluindo seres humanos. A creatina ajuda a fornecer energia para nossas células musculares, e quando tomada como suplemento, aumenta a capacidade física para trabalhos musculares. A suplementação com creatina atualmente é muito popular entre atletas que buscam ganho de massa muscular e melhora de desempenho físico.

A creatina é produzida naturalmente no corpo humano a partir de aminoácidos (glicina e arginina). Essa metabolização ocorre nos rins e no fígado. Quase metade da creatina armazenada em nosso corpo se origina a partir da alimentação. Carnes e peixes são considerados as maiores fontes de creatina.

A creatina fornece energia necessária para a contração dos nossos músculos, pois após sua síntese é transportada pelo sangue para sua utilização nos músculos. Aproximadamente 95% do total da creatina do corpo humano ficam armazenadas na musculatura esquelética.

Quando não há um armazenamento satisfatório de creatina toda a força de contração muscular fica comprometida. Em atletas de grande porte, foi comprovada a necessidade de uma suplementação adicional. Pode-se dizer então que tal comprovação criou o boom dos suplementos à base de creatina.

Vários estudos comprovaram que a creatina, um dos suplementos mais estudados das ultimas décadas, tem um efetivo poder de aumento no volume muscular e ganho de força em atletas de competição. Sua suplementação tornou-se mais do que necessária em tais indivíduos.

Estudos também comprovaram que o uso da creatina pode ser extremamente benéfico em alguns tipos de doenças.

Atualmente este é um dos suplementos mais estudados do mundo, e ele comprovadamente traz grandes benefícios para quem busca o ganho de massa muscular, para saber mais sobre esse produto leia nosso artigo sobre seus benefícios, clicando aqui.

Deixe uma resposta