Guia de Suplementos - Quando, como e o que tomar.

Tem dúvidas sobre suplementos, não sabe como e quando tomar os suplementos? confira aqui nosso Guia de Suplementos sobre os principais produtos do mercado.

Antes de mais nada recomendo a leitura do seguinte artigo: Entenda o conceito de macros e pare de gastar dinheiro com suplementos.

Se você é menor de 18 anos leia também: Qual idade necessária para tomar suplemento.

Para alguns o mundo dos suplementos é um mistério, com diversos produtos e marcas diferentes é dificil saber o que é bom, e o que é ruim e para que serve cada coisa, especialmente quando você está começando a malhar, pensando nisso resolvi escrever este artigo, que ira falar sobre os principais tipos de suplementos: Proteínas, Pré-Treinos ,Hipercalóricos, AminoácidosMaltodextrina e Termogênicos.

Vamos responder algumas perguntas básicas sobre todos esses suplementos: Para que serve,  Quem deve tomar,  Quando Tomar, Quanto Tomar.

Sobre a quantidade: o uso de suplemento especialmente a quantidade de cada suplemento é uma coisa muito pessoa, por essa razão é difícil recomendar uma dose "universal", já que a necessidade de cada suplemento varia de pessoa para pessoa. Se você quer ter resultados garantidos recomendo DEMAIS que leia o livro do Caio Bottura: Dieta Flexível e Nutrição 2º Edição, nele o Caio ensina direitinho como montar uma DIETA que dá resultados!

Quais suplementos eu devo tomar obrigatoriamente?

Na verdade você não precisa de tomar nenhum suplemento, diferente do que muitas pessoas imaginam os suplementos alimentares não são superiores a alimentos comuns, por exemplo a proteína do Whey Protein, não constroi mais músculos que a proteína do peito de frango.

O que deve definir qual suplemento você vai tomar é a necessidade da sua dieta, por exemplo você montou uma dieta e ficou definido que você precisa comer 150g de proteína por dia, como seu dia é corrido você tem dificuldade em comer essas 150g somente com alimentos sólidos, então você pode usar um Whey Protein para aumentar seu consumo de proteína de uma maneira fácil e conveniente e por consequência bater a meta da dieta.

Usar suplemento fora dessa linha não faz muita diferença, e você acaba jogando dinheiro fora.

Provavelmente os únicos suplementos que vão de fato te beneficiar se você não faz  dieta são os multivitamínicos e o óleo de peixe ( se você não costuma comer peixe ), de resto todo suplemento deve ser usado com o único objetivo auxiliar você a bater as metas da dieta.

Quer saber mais sobre dieta leia:
Entenda o conceito de macros e pare de desperdiçar dinheiro com suplementos.

Proteínas ( Whey Protein, Caseína e Albumina )

Para que serve: A função principal das proteínas é ajudar o corpo a construir massa muscular, basicamente quando você treina, seu corpo literalmente destrói os músculos e os reconstrói só que mais fortes e com mais fibras musculares, esse processo é conhecido como hipertrofia, a ingestão de proteínas é essencial para que esse processo da melhor maneira possível. Existem algumas diferenças entre as proteínas, elas tem valor biológico diferentes, e você pode misturar elas a vontade, por exemplo: ao acordar tome 30g de Albumina, no pós treino tome 60g de Whey e antes de dormir tome 40g de Caseína.

Indicado para: Para qualquer pessoa que faz academia.

Quando tomar: A qualquer hora do dieta, recomendo especialmente no pós treino misturado com algum carboidrato ( a famosa combinação Whey Protein e Maldextrina).

Quantidade: de 1.5g à 2.5g por kg de peso.

Quer saber sobre proteínas especificas, veja também:

Pré Treinos ( C4 Extreme, OxyElite, Jack3d, NO2 etc...)

Para que serve: Aumentar a disposição, força e o foco durante o treino, além de aumentar a concentração de sangue nos músculos para aumentar a hipertrofia.

Indicado para: Qualquer pessoa que faz academia.

Quando tomar: De 1 hora a 30 minutos antes do treino (varia de suplemento para suplemento )

Quantidade: Leia na caixa 1 scoop ou 1 capsula normalmente são suficiente.

Hipercaloricos / Massa

Para que Serve: Aumentar o ganho de massa muscular e prevenir a perde de massa magra, além de aumentar a energia durante o dia, pois mantém o corpo abastecido por uma grande quantidade de carboidratos.

Indicado para: Pessoas que tem dificuldade em ganhar peso, ou tem um gasto calórico muito alto durante o dia.

Quando tomar: Ao acordar, antes e depois do treino.

Quantidade: 3 - 4 doses por dia, siga instruções da caixa.

Aminoácidos / BCAA's / Creatina

Pra que serve: Basicamente a função dos aminoácidos é aumentar a massa muscular do corpo, no total existem 9 aminoácidos que são a base da formação da proteína, BCAA's e Creatina são aminoácidos. O mais eficiente deles para aumento de massa muscular e força é sem dúvida a Creatina, então dê preferência a ela.

[pullquote]Whey Protein possue os 9 aminoácidos que constituem a proteína.[/pullquote]

Indicado: Para quem quer ganhar massa muscular magra.

Quando tomar: Depois do Treino, seria a melhor hora, mas pode tomar ao acordar ou antes de dormir.

Quantidade: Depende do aminoácido, veja instruções na caixa.

Quer saber mais sobre aminoácidos específicos leia também:

Maltodextrina / Malto / Dextrose

Para que serve: Fornece energia para os músculos, repõe energia e ajuda o corpo na reconstrução dos músculos.

Indicado para: Qualquer pessoa

Quando tomar:  Logo após o treino, o uso ideal é combinado com alguma proteina em um shake, exemplo: 30g de Whey Protein, misturados com 30g de Malto.

Quantidade: 20 - 40 g

Termogênicos ( lipo 6 black, Fat Attack, etc )

Para que serve: termogênicos são queimadores de gordura, que basicamente, aceleram o metabolismo, aumentando a temperatura do corpo, quando isso acontece, o corpo tenta diminuir a temperatura o que acaba aumentando o aumento gasto de energia. Além de acelerar o metabolismo alguns termogênicos também tem substâncias que ajudam na redução do apetite.

Indicado para: Pessoas que estão tentando perder peso.

Quantidade: Varia de marca para marca, em alguns casos o recomendado é ingerir 3 capsulas, uma de manhã, uma de tarde e uma anoite, em outros casos a recomendação é que você tome uma porção 30 - 60 minutos antes do treino, fique atento e leia na caixa qual a recomendação do fabricante.

Compartilhe Com Seus Seguidores

Você também vai curtir!