Whey Protein: Tudo que você precisa saber sem enrolação ou mentiras!

Google+ Pinterest LinkeIn Thumblr +

Pensando em tomar Whey Protein? Confira aqui nesse artigo tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo a Whey Protein um dos suplementos mais populares e consumidos do planeta terra.

Nesse artigo vamos falar absolutamente tudo sobre Whey Protein: Como tomar, quanto tomar, O que é, quais os efeitos e muito mais, para facilitar sua vida decidi dividir tudo em diferentes tópicos, além disso adicionei também algumas perguntas frequentes que recebemos aqui no site, então vamos lá, espero que você goste.

O que é Whey Protein?

Whey Protein é uma proteína de alto valor biológico, extraída do soro do leite, a Whey Protein é considerada uma proteína completa, por possuir todos os 9 aminoácidos essenciais para o corpo, além disso a Whey Protein tem uma alta concentração de BCAA e Glutamina, substâncias essenciais para construção de músculo.

Quanto devo tomar?

Se Você quer ter resultados de verdade, o que deve determinar  a quantidade de Whey que você vai consumir é a sua dieta, por exemplo se você precisa de consumir 200g de proteína todos os dias, e na sua dieta normal só consegue comer 160g, pode consumir 40g de Whey Protein para atingir o seu objetivo, se quer saber mais sobre isso leia: Entenda o conceito de macros e pare de desperdiçar dinheiro com suplementos. Não quero ser destruidor de sonhos, mas esse é o único jeito de usar Whey Protein com foco em resultado.

Se você simplesmente quer adicionar Whey Protein na sua dieta para ver o que acontece, pode consumir 30g de Whey no seu pós treino.

Qual melhor horário para tomar Whey?

Normalmente a Whey Protein é utilizada no pós treino, no entanto essa não é uma regra e você pode literalmente consumir Whey Protein a qualquer hora do dia, por exemplo se durante o dia no seu trabalho você tem dificuldade em consumir alguma fonte boa de proteínas pode simplesmente levar um shake de Whey com você e tomar durante a tarde.

No fim das contas o Whey Protein é um facilitar ele te permitir consumir altas quantidades de proteína sem muito esforço.

Whey Protein Concentrado x Isolado x Hidrolisado

Existem três tipos diferentes de Whey Protein, suas principais diferenças são:

  • Whey Protein Concentrada – 80% de proteína na composição – tempo de absorção 60 – 90 minutos
  • Whey Protein Isolada – 90% de proteína na composição – tempo de absorção 30 – 60 minutos.
  • Whey Protein Hidrolisada – 90% de proteína na composição – tempo de absorção – 10 – 30 minutos.

Qual Whey Protein devo tomar concentrado ou isolado?

Tire da sua cabeça a ideia de que Whey Isolado é superior ao Whey Concentrado, na pratica os dois tem o mesmo efeito no seu corpo, a diferença é que o Whey Isolado tem um pouco mais de proteína e um pouco menos de carboidratos em sua composição, no entanto como você pode facilmente “tirar” essa diferença na sua dieta durante o dia, na grande maioria dos casos o Whey Concentrado acaba valendo mais a pena, simplesmente por ser mais barato.

Caso você seja intolerante a lactose o Whey Isolado passa a ser a melhor opção já que por ser livre de gorduras e lactose ele pode ser consumido por pessoas intolerantes sem maiores problemas.

Whey Hidrolisada é extremamente caro e só é recomendado em casos rarissimos ( doenças ou atletas em pré-contest ), para manter as coisas mais simples nem vamos falar sobre ele aqui, mas acredite se você precisa-se de tomar Whey Hidrolisado você já saberia.

Whey Protein é superior a outras proteínas como carne e frango?

Não, sinto muito!

Se você conseguir bater suas metas de proteína, carboidratos e gorduras, sem usar Whey Protein vai ter o mesmo resultado que teria se o tivesse feito.

Não me entenda errado o Whey Protein é um suplemente excelente que tem grandes vantagens como: Excelente ratio de proteína/carboidratos, baixo teor de gordura além de ser extremamente pratico, já que tomar um shake de Whey é 10x mais fácil do que preparar um peito de frango por exemplo.

Como identificar um Whey Protein de baixa qualidade

Infelizmente existem empresas sacanas que fazem todos os tipos de bizarrices para adulterar seus produtos e o vendê-los para usuários desinformados ( estamos no Brasil, lembre-se disso ), como misturar colageno para enganar laudos, adicionar Maltodextrina e por ai vai.

Felizmente  identificar um Whey falso não é muito difícil segue uma listinha de itens que você deve prestar atenção na hora de comprar uma Whey.

  • Preço – Um kg de protein concentrado custa no mínimo 20 doláres, convertendo para reias dá R$65 ( cotação 3.28 ), após comprar esse Whey pura a fábrica ainda tem de adicionar correntes, aromatizantes e outras coisas para depois embalar e te vender, ou seja é impossível que um kg de whey de qualidade custe menos que R$65 reais, para ser mais realista comprando direto da fábrica nos dois sites mais baratos da internet ( Growth e Wendy Nutrition), você vai pagar pelo menos 75 reais por kg, então fique esperto no preço, se o produto está muito barato é bem possível que seja adulterado.
  • Gluten – Whey Protein não tem gluten, se o produto que você está comprando tem gluten em sua formulação é porque ele foi misturado em algo ( algum tipo de farinha provavelmente ), então não caia nessa, isso não é Whey Protein.
  • Carboidratos – Whey Concentrado deve ter no máximo 5g de carboidrato para cada dose de 30g, se tem mais do que isso é porque o whey foi misturado em outras coisas.

Uma dica boa é sempre procurar no Google NOME DA WHEY – Marca – Laudo, na grande maioria dos casos você irá encontrar laudos feitos por terceiros que podem te dar alguma segurança na hora da compra, já avaliei uma pancada de Wheys aqui no site, confira aqui as análises.

Conclusão

Whey Protein é um excelente suplemento no entanto diferente do que algumas empresas tentam fazer parecer, o produto não faz mágica e nem é superior a outras fontes de proteína naturais como carne vermelha e frango, tomar Whey Protein sem fazer dieta não vai fazer grande diferença no seu físico atual.

Tem dúvidas ou sugestões use o campo de comentários abaixo.

Compartilhe.

Deixe uma resposta